Maquinistas

Se clicas-te nesta secção, é porque poderá estar interessado em ser voluntário do ComBicla. Os voluntários/maquinistas são responsáveis por dirigir em segurança cada comboio até às escolas. 

Quais as funções de um maquinista?

  • Garantir que o comboio parte à hora marcada e segue pelo percurso definido;
  • Manter o comboio coeso, dando indicações às crianças quando necessário (pedalar, parar, etc.).

Tipos de maquinistas

Existem dois tipos de maquinistas, o principal e os auxiliares. 

O maquinista principal deverá ser aquele que se sente confortável em assumir essa função ou quem já tenha alguma experiência.

Para quem se sente pouco confiante ou não tem experiência a andar em grupo, é mais fácil começar como maquinista auxiliar, que são elementos extremamente úteis para garantir a coesão e segurança do grupo.

Maquinista principal

Esta pessoa lidera o grupo e deve assegurar que os seguintes procedimentos são cumpridos:

  • Introduzir os procedimentos a passageiros e maquinistas auxiliares que participem no comboio pela primeira vez;
  • Dar a partida do comboio, cumprindo o seu horário;
  • Seguir na frente do comboio e definir o ritmo de andamento, bem como quando parar e quando avançar;
  • Registar as presenças de passageiros/as e maquinistas.

Maquinistas auxiliares

Maquinistas auxiliares acompanham o comboio e intervêm para garantir a sua coesão sempre que necessário, dialogando com passageiros/as e restantes maquinistas.

Posicionamento de maquinistas no comboio:

Existem três posições de maquinista, com diferentes níveis de importância:

  • Frente: esta posição adotada pelo/a maquinista principal é a mais determinante, pelas razões explicadas acima;
  • Traseira: maquinista auxiliar que fecha o pelotão, mantendo a visibilidade sobre todo o grupo e assegurando que nenhum/a passageiro/a fica para trás;
  • A par com passageiros/as: esta posição torna-se mais relevante quanto mais comprido for o comboio, para ajudar a manter a sua coesão.

Outras notas e recomendações:

  • Os cruzamentos, especialmente os de ciclovia com a estrada, apresentam com frequência visibilidades reduzidas sobre outros veículos. É muito importante prestar atenção a crianças que possam estar distraídas na aproximação a cruzamentos.
  • As descidas são propensas a quedas, devendo-se manter uma velocidade moderada usando ambos os travões.
  • Posição na via, na estrada não é aconselhável ir encostado à direita. A posição adequada é entre 1 metro e 1,5 metros da berma.
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